Artigo já terminou no dia 03/05/2024
May 3, 2024 - 21:00

Della Gloria e Dell'Onore

CCB - Centro Cultural de Belém - Lisboa
Praça do Império 7, 1449-003 LisboaCCB - Centro Cultural de Belém
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Com este programa, a orquestra Divino Sospiro propõe um ponto de vista sobre a produção e circulação da Ópera, da Serenata e da Oratória, possivelmente estes últimos, os dois géneros musicais mais frequentes em Portugal durante o século XVIII, centrando-se no contributo desta nação, e propondo um percurso paralelo, dividido em duas partes pelas principais etapas de afirmação estético-musical que se desenvolveram na Europa e em particular, em Portugal, exemplificadas por autores que foram fundamentais na determinação do caminho e da afirmação da linguagem musical do Barroco, para o que viria a ser o estilo Clássico. O resultado é um quadro rico em pontos de contacto, mas não isento de traços de originalidade e extravagância. Um ponto de vista sobre a produção e circulação dos mais elevados modelos estéticos na produção musical europeia, centrando-se nos seus reflexos na produção portuguesa e no seu contributo para a circulação musical da época. Somos confrontados com uma visão da Europa através do filtro desse cosmopolitismo, que sempre foi uma chave de leitura aguda e peculiar na história sociopolítica e cultural de Portugal, e que faz deste País um dos lugares mais identificáveis daquilo a que hoje chamamos a pátria cultural europeia.

PROGRAMA 

1.ª parte

A vanguarda europeia 

A Grande Tradição do Barroco Italiano

G. Bononcini (1670–1747) Ária Fugge il tempo, da oratória La conversione di Maddalena (A.Q.)

 O ápice do estilo europeu

G.F. Händel (1685-1759) Recitativo accompagnato e ária Pure del cielo - Tu del Ciel ministro eletto da oratória Il trionfo del tempo e del disinganno

A Escola instrumental italiana e a disseminação na Europa

G. Tartini (1692-1770) Concerto para Cordas D6 (estreia mundial)

Do Galante às vanguardas do clássico

J. A. Hasse (1699-1783) Dueto

O estilo reformado

N. Jommelli (1714-1774) Recitativo accompagnato O come al sonno alletta, da serenata Endimione (R.F.)

2.ª parte

A prospetiva de Portugal

A Escola instrumental italiana e a disseminação na Europa

C. Seixas (1704-1742) Sinfonia em Sol menor

O ápice do estilo italiano

F. A. Almeida (c.1702 - 1755?) Dueto para Perché soffri i falli miei, da serenata Ippolito, (A.Q./ R.F.)

A. Mazzoni (1717-1785) Abertura, da ópera Antigono

Do Galante

P. A. Avondano (1714-1782) Ária Questi al cor da oratória Morte d’Abel (A.Q.)

As vanguardas do clássico

J. Sousa Carvalho (1745-c.1798) - Ária Se l’interno affanno mio, da ópera Alcione (mezzo) (R.F.)

O estilo reformado

N. Jommelli Recitativo e Dueto, finale 1.ª parte, Tante volte, mio tesoro, da Serenata Endimione (A.Q. / R.F.)

FICHA ARTÍSTICA

Soprano Ana Quintans

Meio-soprano Rita Filipe

Direção musical e artística Massimo Mazzeo

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Published 03/01/2024

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