O Turismo de Portugal mais uma vez estará com forte presença na Bolsa de Turismo de Lisboa, a maior feira nacional de turismo, que se realiza de 13 a 17 de março, na FIL – Centro de Exposições e Congressos de Lisboa, com um conjunto de iniciativas no âmbito dos vários domínios da sua atuação conjugadamente com a Estratégia Turismo 2027.
Assim, a estruturação de novos produtos para valorização do interior, a sustentabilidade, a inovação e empreendedorismo no setor do turismo, a formação e emprego e também a promoção de Portugal enquanto destino turístico são evidenciados nas várias iniciativas:
Plano de Ação para o Enoturismo em Portugal é apresentado no dia 13 de março, às 14h30, no Pavilhão 3 – Auditório AVK. O objetivo é promover o destino e diversificar os mercados emissores, reduzir a sazonalidade e alargar o turismo a todo o território, bem como potenciar um dos ativos inscritos na Estratégia Turismo 2027: Gastronomia & Vinhos.
BTL LAB, com o apoio do Centro de Inovação do Turismo, decorre de 13 a 17 de março, no Pavilhão 2. Neste espaço, 40 startups têm a oportunidade de apresentar os seus projetos inovadores na área do turismo, às empresas do setor. A consolidação de Portugal enquanto hub internacional especializado para o setor do turismo, um país de referência na produção de bens e serviços para a atividade turística à escala mundial, é um dos objetivos da Estratégia Turismo 2027. Nos dois últimos anos foram apoiadas mais de 600 startups, em 25 programas de aceleração por todo o país, representando um investimento superior a dois milhões de euros.
Observatório de Turismo Sustentável do Algarve será apresentado no dia 14 de março, às 14h00, no stand da Região de Turismo do Algarve. Considerando a importância da sustentabilidade na Estratégia Turismo 2027, o Turismo de Portugal desenvolveu um conjunto de iniciativas para medir a sustentabilidade, que pode ajudar a gerir os destinos turísticos. Uma delas é o desenvolvimento de uma rede de observatórios regionais de turismo sustentável que apoia a gestão de destinos turísticos a nível regional e local, integrados na Rede INSTO (International Network of Sustainable Tourism Observatories) da Organização Mundial do Turismo.