Autarquia recupera caminhos rústicos de Rio de Mouro

Sintra
Rio de Mouro

Información

A Câmara Municipal de Sintra iniciou os trabalhos de recuperação dos caminhos rústicos de ligação a Rio de Mouro Velho, num investimento de 99 mil euros.

A intervenção tem como objetivo principal recuperar antigos caminhos rústicos, que no seu passado faziam a ligação pedonal das aldeias de Covas, Serradas e Paiões à Igreja de Nossa Senhora de Belém, em Rio de Mouro Velho.

No local continuam elementos de interesse que remetem à sua identidade, tradição e história, tais como antigos lavadouros e sistemas de arquitetura hidráulica das quintas que delimitam estes caminhos.

A recuperação dos caminhos contempla a realização de trabalhos de limpeza e desmatação e a criação de um ambiente mais naturalizado, recorrendo à aplicação de um sistema integrado de argamassas de cal aérea em pasta, agregado cerâmico e brita, limitado lateralmente por uma vala de escoamento de águas pluviais, em calçada.

Os trabalhos vão decorrer em dois troços distintos, um de ligação entre a Rua das Campainhas (Covas) e a Rua Manuel Vieira (Rio de Mouro) com uma extensão aproximada de 416 m, numa área total de 2.335 m² e outro que fará a ligação entra a Rua Professora Maria de Lurdes Carvalho Faria (Rio de Mouro Velho) e a Rua do Moinho Velho (Paiões) com uma extensão aproximada de 290 m, numa área total de 1.380 m².

A reabilitação destes percursos vai contribuir também para a manutenção e valorização da Ribeira da Laje, circundada por dois destes caminhos.

Leer también

publicado 14/04/2021

Mapa

Ciudad Online

Escolha o Idioma