Noviembre

São Martinho

Penafiel - Penafiel
PenafielPenafiel
Web

Información

A tradição ainda é o que era e o São Martinho, padroeiro da cidade de Penafiel, dá o nome a esta feira que se realiza anualmente em novembro durante alguns dias, e que é uma verdadeira mostra de produtos muito variados, onde as ruas da cidade se preenchem de feirantes com especial destaque para os setores de vestuário e calçado, têxteis-lar, artesanato, ferragens e ferramentas, maquinaria agrícola, e gado.
Antigamente, a feira servia para a população se abastecer de agasalhos, cobertores, samarras, capotes de pano, e de palha, bonés de orelhas, e um sem fim de outros produtos que o rigor do Inverno obrigava a ter por casa. Era ocasião de comprar o necessário à casa para todo o ano, de vender excedentes, cumprir o contrato com os criados rurais, negociar animais (bovinos e equinos) e, acima de tudo, provar o vinho novo. Mudam--se os tempos, mudam-se as vontades, mas a tradição mantem-se
e a castanha assada ainda continua a ser “rainha” na festa de São Martinho, sem esquecer, naturalmente, o vinho novo ou os diversos pratos típicos desta época do ano, de que são exemplo os rojões a acompanhar com o vinho verde da região.

Leer también

publicado 27/07/2018

Mapa

Penafiel
Noviembre

Ciudad Online

Escolha o Idioma