Gruta do Escoural
Información
A Gruta é constituída por várias salas e galerias que serviram populações há cerca de 50 000 anos, que ilustraram o seu interior com cenas do seu quotidiano.
A primeira ocupação remonta ao Paleolítico Médio, quando grupos de caçadores-recolectores neandertalenses utilizaram esta Gruta como abrigo temporário para a caça.
Já durante o Paleolítico Superior (35 000 a 8 000 a.C.), a área é reaproveitada como Santuário, onde são visíveis os vestígios decorativos da Arte Pré-Histórica.
No Período Neolítico (5 000 a.C. a 3 000 a.C.), a Gruta foi transformada em cemitério das comunidades de agricultores e pastores localizadas nos arredores. Estes terão aproveitado as lajes calcárias do exterior da gruta para gravar diversos motivos esquemáticos e animais estilizados, formando um santuário rupestre ao ar livre.
No final deste Período a Gruta é encerrada, sendo o espaço na elevação acima da Gruta habitado por comunidades do Calcolítico (2000 a.C.).
A Gruta do Escoural foi descoberta em 1963, através da exploração de mármore na Herdade da Sala, ao encontrar neste espaço diversas ossadas humanas e outros vestígios arqueológicos.
Está classificada como Monumento Nacional desde Outubro de 1963.
A gruta é visitável por pequenos grupos, (máximo de dez pessoas) normalmente de terça a sábado com reserva prévia.
Deverá contatar o Centro de Interpretação da Gruta na vila de Escoural
Contatos: tel. 266 857 000 ou grutadoescoural@cultura-alentejo.pt
A gruta situa-se a cerca de 3 kms da vila de Santiago do Escoural
Um agradecimento especial do Guia da Cidade à Direcção Regional de Cultura do Alentejo que nos autorizou a tirar as fotografias.
Ver Mais
Mapa
Opiniones
¿Has estado aquí?
¡Evalúa de 1 (Muy malo) a 10 (Excelente)!Experiencias para tu viaje
Tenemos varias experiencias para una visita única