Sousel

Sousel

Información

Sousel é uma simpática vila Alentejana, sede de município, situada numa calma planície onde impera a paz de espírito e conceituada pelos seus produtos locais de qualidade, como azeites, queijos ou enchidos.

Os dados históricos da localidade são escassos, existindo vestígios de ocupação bem antiga, conquanto sem rigor comprovado.

Sousel é terra antiga, de ruas estreitas e tortuosas, e ao contrário da grande maioria das povoações alentejanas, não é limitada por grandes propriedades. De facto, em volta da vila existiram terras coutadas da Casa de Bragança, que no século XIX foram divididas e que assim se mantêm, os chamados "coutos".

O município de Sousel é hoje em dia caracterizado por uma feição agrícola e pecuária, com poucas indústrias, e com uma feição turística crescente, nomeadamente hotelaria e pequeno comercio tradicional, não tendo sido corrompida pelo “turismo de massas”, oferecendo diversas actividades e contacto com a natureza envolvente.

Por entre as ruas tipicamente Alentejanas, encontra-se em Sousel o fervor religioso de outros tempos, patente na bonita Igreja de Nossa Senhora da Orada do século XV, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Graça do século XVI, na Igreja da Misericórdia, datada do século XVII ou na Igreja do Convento de Santo António, de 1605. Diz-se que na Torre do Álamo este alojado o grande poeta Português Luís de Camões, daí que esta seja igualmente conhecida por “Torre de Camões”.

Em Sousel a tradição continua a ser valorizada, encontrando-se bonitos trabalhos artesanais com técnicas e materiais já ancestrais, com destaque para a tapeçaria, os arranjos em flores secas, os trabalhos em couro e pele, a sapataria tradicional, a colorida pintura alentejana e decorativa e as rendas de bilros.

A Gastronomia é também ela tipicamente Alentejana, com apreciados produtos regionais, encontrando-se especialidades como a verdadeira açorda alentejana, os miolos com espargos, a sopa de tomate, o ensopado de borrego ou diversos pratos de caça.

Ver Mais

Mapa

Opiniones

6.9Normal36 votos

¿Has estado aquí?

¡Evalúa de 1 (Muy malo) a 10 (Excelente)!

Experiencias para tu viaje

Tenemos varias experiencias para una visita única

ver más

Ciudad Online

Escolha o Idioma