Vimioso

Vimioso - Vimioso

Información

Vimioso fica situado no Nordeste Transmontano, num planalto entre os rios Maçãs e Angueira, afluentes do rio Sabor.
O seu relevo caracteriza-se por arribas bastante acentuadas nas margens dos rios Angueira, Maçãs e Sabor e terrenos planos com boas hortas e onde se cultiva a oliveira, a amendoeira, a vinha, o sobreiro e outras espécies. A economia de Vimioso baseia-se na agricultura e pecuária que têm vindo a diminuir drasticamente a sua actividade.
As aldeias que confinam com o concelho de Miranda do Douro são influenciadas pelo sotaque do dialecto do Planalto mirandês.
Anualmente realiza-se a Feira de S. Lourenço, a 10 de Agosto. É feriado municipal. Há vinte anos era uma importante concentração de gado onde se realizaram grandes negócios de animais, principalmente bovinos de raça mirandesa. Actualmente, nesse dia, realiza se um concurso de pecuária, de animais de raça mirandesa a que concorrem exemplares dignos de ser apreciados, principalmente na classe de touros. A luta de touros faz parte do programa festivo do S. Lourenço.
O fumeiro fabricado em todo o concelho é de grande qualidade. As alheiras ou tabafeias são excelentes, a chouriça, o salpicão, o butelo, o azedo, o chaviano, são especialidades muito apreciadas.

Mapa

Opiniones

6.8Normal11 votos

¿Has estado aquí?

¡Evalúa de 1 (Muy malo) a 10 (Excelente)!

Experiencias para tu viaje

Tenemos varias experiencias para una visita única

ver más

Ciudad Online

Escolha o Idioma