Trilho - Mistérios Negros

Ilha Terceira - Angra do Heroísmo

Información

Chega a um "complexo" de zonas húmidas, constituído pelas 3 lagoínhas do Vale Fundo, importantes para algumas aves migratórias que acidentalmente chegam até aqui. Apenas uma mantém água todo o ano, formando uma modesta mas bonita lagoa que nos seduz pela sua envolvência.

Mais adiante passa entre os Mistérios Negros, 3 domas traquíticos de rocha negra irregular, de arestas vivas, com origem na última erupção histórica ocorrida na ilha Terceira em 1761. Já no caminho, a seus pés, parecem verdadeiras ilhas de negro, no manto verde que as rodeia. Na paisagem destacam-se os Picos Gordos, as elevações do maciço central da ilha e o Pico Gaspar.

Passa pelo marco geodésico do Pico da Cancela, onde avista uma das paisagens agrícolas mais típicas destas zonas altas do interior da ilha: as pastagens permanentes compartimentadas por sebes de criptoméria. À esquerda a península do Monte Brasil perfila-se na paisagem. Na fronteira com o mar está a igreja de S. Mateus da Calheta.

Suba ao Pico Gaspar, um vulcão truncado com uma bonita cratera, verdadeiro hot spot de espécies endémicas. A paisagem em redor mostra o alinhamento deste cone com outras erupções ocorridas sobre o denominado Rifte da Terceira. Já no regresso, entre num antigo campo de lavas, de erupções fissurícolas, que deixaram vários sinais da sua presença, nomeadamente algumas cavidades vulcânicas.

Terminado o passeio recomenda-se uma visita à Gruta do Natal, gruta aberta à visitação turística.

Mapa

Experiencias para tu viaje

Tenemos varias experiencias para una visita única

ver más
Ilha Terceira

Ciudad Online

Escolha o Idioma