Apresentação do Novo Mercado Municipal de Viana do Castelo

Viana do Castelo
Viana do Castelo, Portugal

Informação

O Novo Mercado Municipal de Viana do Castelo vai nascer no local onde está atualmente o Edifício Jardim, tendo sido projetado para o local onde, originalmente, estava localizado.

Orçado em cerca de nove milhões de euros, este projeto da Câmara Municipal tem como objetivos principais oferecer um novo tecido comercial mais diversificado e profundo; integrar-se com a envolvente comercial, de lazer e cultural; otimizar a utilização do espaço durante um período alargado de funcionamento; e constituir-se como um edifício que dá respostas funcionais às atividades que integra. Pretende-se que seja um centro dinamizador e atrativo e promovendo novas vivências.

O edifício proposto recupera alguns dos arquétipos existentes no edifício do mercado municipal do final do século XIX, nomeadamente os volumes de remate nas esquinas do edifício e a definição de um eixo central de comunicação entre as fachadas norte e sul. A volumetria e a caraterização das fachadas traduz a funcionalidade interior e a sua relação com a envolvente, protegendo, no interior, os espaços que, pelas suas características, se destinam aos produtos mais perecíveis; em simultâneo, expõe ao exterior aqueles que, pela sua natureza, têm essa ligação natural com a rua ou a praça.

Assim, no piso 0 foi pensado como um átrio central, onde estarão os operadores tradicionais, em espaço de banca. Os espaços são concebidos em espécie de ilha comercial para exposição. Aqui ficam também as áreas técnicas de frio para conservação de pescado. Na área nascente, com menor atratividade, ficam os espaços técnicos de apoio ao mercado e, no exterior, estão previstas coberturas para venda de mercado em conforto.

No piso superior, a funcionar como mezanino, irá ficar um conjunto de atividades ligadas a serviços e espaços culturais. Na zona da cave, haverá uma zona de estacionamento ligado ao já existente parque de estacionamento. Na área das coberturas, estão previstos terraços técnicos nos topos dos torreões e outros equipamentos.


MERCADO MUNICIPAL DE VIANA DO CASTELO

Produtos Frescos e Tradicionais:

Peixe, carnes, hortícolas e flores

Grande Aposta no pescado de Viana do Castelo28 lojas

piso 0 - 12 lojas nas quais se incluem 5 talhos. Dois dos espaços poderão ser cafetaria;

piso 1 – 16 lojas

Bancas no interior: 56 bancas

- Pescado 16 bancas

- Hortofrutícolas 20 bancas

- Charcutaria 2 bancas

- Padaria 2 bancas

- Vinhos 2 bancas

- Artesanato 2 bancas

- Flores

12 bancas

160 Bancas Exteriores para o mercado de produtos das freguesias

Outras Funções:

Serviços Públicos de atendimento

Posto de Informação Turística

Lojas de Artesanato

Lojas de Produtos Regionais Locais

Espaços para eventos culturais e promoção de produtos locais como os “showcookings”

Mobilidade:

Fácil acessibilidade

Estacionamento subterrâneo: 100 lugares, nos quais se incluem 3 lugares reservados a deficientes e 8 para viaturas elétricas

Paragens de Autocarro

Fácil acesso automóvel

Ligação entre parques de estacionamento

Ciclovias

Fácil relacionamento com o Jardim Público para associar a eventos culturais.

Video

Leia Também

publicado 28/01/2021

Mapa

Cidade Online

Escolha o Idioma