Algarve, Praia Maria Luisa

Região do Algarve

Sobre a Região

O Algarve é a região mais a Sul de Portugal Continental, fazendo fronteira com a região do Alentejo, a norte e a sul com o Oceano Atlântico.
Dada a sua extensa costa, de grande beleza, com mares navegáveis, areia fina e dourada e excelentes condições de veraneio com praias soberbas, é, por excelência, a região turística do País, contando igualmente com um vasto Património histórico, cultural e artístico.

Historicamente, o Algarve foi a última região a ser conquistada aos Mouros e a fazer parte do Reino de Portugal, em 1292, e as suas influências são visíveis por toda a região. De facto, o próprio topónimo “Algarve” é de origem Muçulmana, provindo do termo "al-Gharb al-Ândalus" nome dado ao actual Algarve e baixo Alentejo, significando "Andaluz Ocidental", já que esta era a parte ocidental da Andaluzia muçulmana, o mais importante centro muçulmano da época da "Hispânia Islâmica", centro islâmico da cultura, ciência e tecnologia. A arquitectura típica do Algarve, alva, com terraços e chaminés tipicamente Mouriscos, as amendoeiras, laranjeiras e outras árvores de fruto que pelos campos algarvios se multiplicam, assim como vários topónimos, são também heranças mouras que se fincaram na região durante os séculos.

A proximidade com o norte de África faz-se sentir no tempo mais quente e agradável, e as serras situadas no norte da região abrigam a costa algarvia dos fortes ventos, fazendo desta região ponto privilegiado de férias, tendo sofrido um grande desenvolvimento turístico nas últimas décadas, dispondo hoje em dia das mais variadas infra-estruturas, e serviços para todos os gostos e bolsos.

A Gastronomia Algarvia baseia-se em antigas tradições e produtos, não obstante, a oferta de Restauração é muito variada e internacional, de modo a ir ao encontro de todas as culturas e nacionalidades que a visitam.
Nos produtos tradicionais, destacam-se todos os pratos de peixe e marisco desta saborosa costa, mas igualmente carnes de porco (a conhecida “Carne de Porco à Algarvia), cozidos de grão e de couve, e pastelaria baseada sobretudo em ovos e frutos secos, como a amêndoa ou o figo, com os seus tão conhecidos D. Rodrigo, ou os pastéis de gema de ovos, de massa de amêndoa e de caramelo de Tavira.

Reservas Booking com as melhores tarifas

Região do Algarve

1 distritos a visitar nesta Região e centenas de spots a não perder

Faro Região do Algarve

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!