Região Autónoma dos Açores

Sobre a Região

A Região Autónoma dos Açores é constituída pelo Arquipélago transcontinental em pleno Oceano Atlântico, sentido nordeste, composto por nove ilhas, a cerca de 1300 km a oeste do continente Português, numa área de cerca de 2247 km quadrados.

Este arquipélago divide-se em três grupos: o Grupo Oriental constituído por São Miguel, Santa Maria e os ilhéus das Formigas; o Grupo Central com Faial, Pico, São Jorge, Terceira e Graciosa e o Grupo Ocidental, formado pelas ilhas Flores e Corvo. À excepção de Santa Maria, todas estas Ilhas são de origem vulcânica, como é bem visível no célebre Vale das Furnas, na Ilha de São Miguel. Esta quase dezena de Ilhas encanta pela sua grande diversidade, sendo mesmo todas bem distintas e únicas entre si.

As datas de descobrimento do Arquipélago são uma incógnita, existindo correntes históricas que afirmam já virem designados em mapas Genoveses desde 1351, contudo foi a partir de 1431 que as Ilhas começaram a ser povoadas, com habitantes provenientes na sua maioria das regiões do Algarve e do Alentejo. Oficialmente, terá sido Gonçalo Velho que em 1427 avistou primeiramente a Ilha de Santa Maria, tendo as Ilhas das Flores e Corvo só sido descobertas por volta de 1450.
Cedo a localização geográfica estratégica do Arquipélago, e o seu clima húmido que permite a fertilidade dos solos, granjearam habitantes de vários pontos pelas Ilhas, como flamengos, bretões, norte-africanos e outros europeus.

Hoje em dia, os Açores apresentam-se como uma jóia em bruto para todos os amantes da natureza, que aqui a encontram no seu pleno, como é visível no ponto mais alto do arquipélago: na denominada “montanha do Pico”, na Ilha do Pico, a 2.352 metros de altura.
O relevo acidentado e a luxuriante vegetação promovem paisagens sem igual, famosas internacionalmente pela sua beleza e paz de espírito, num ambiente de tradição e cultura, onde tantas vezes o tempo parece passar incólume, promovendo panoramas bucólicos e de grande intensidade e deslumbre.

Reservas com as melhores tarifas

Regiões