De Dezembro a Janeiro

Festa dos Rapazes

Bragança, vários locais - Bragança

Informação

As tradicionais Festas de Inverno, na região de Bragança, já animam as povoações, com manifestações culturais, cuja origem ancestral se perde na memória do povo. Os rapazes solteiros são os atores privilegiados deste acontecimento pois são eles que preparam e fazem a festa.

Estas festas, que assumem diversas formas, em função das localidades onde se realizam, têm em comum alguns personagens, como os mascarados, os gaiteiros, e também a refeição colectiva, a ronda ou visita aos moradores da aldeia e discursos satíricos de crítica social.

São algumas destas festas, o «Chocalheiro», em Bemposta. «El Zangarrón», em Sanzoles, a «Festa do Rapazes», em Aveleda, ou a «Filandorra», em Ferreras de Arriba.

Nos dias 28 e 29 de dezembro, tem lugar a «Festa das Morcelas ou da Mocidade», em Constantim e no dia 31 a «Festas do Santo Estêvão», em Vale das Fontes.

Sobre estas tradições, pode obter-se mais informação, através de uma visita ao Museu Ibérico da Máscara e do Traje, instalado na cidadela de Bragança.

Mapa

Experiências para a sua viagem

Temos várias experiências para uma visita única

ver mais
Bragança, vários locais
De Dezembro a Janeiro

Cidade Online

Escolha o Idioma