Artigo já terminou no dia 23/06/2023
25 Mai 2023 » 23 Jun 2023

Festival de Música dos Capuchos '23

Almada - Almada
Capuchos, 2825 CaparicaAlmada
Site

Informação

O Festival de Música dos Capuchos 2023 é inspirado nas estações do ano, construindo um arco de quatro séculos que abre com as incontornáveis Le Quattro Stagioni, compostas por Vivaldi há 300 anos, e encerra com a estreia em Portugal de The American Four Seasons, que Philip Glass escreveu em 2009, a que se juntam os ciclos de estações de Tchaikovsky, no séc. XIX, e de Piazzolla, no séc. XX.

A sucessão das estações do ano é uma das evidências da nossa percepção da passagem do tempo e o FMC’23 apresentará concertos dedicados a diversas dimensões temporais: com obras corais do tempo da fundação do Convento dos Capuchos, a Renascença; o tempo da criação em La Création du Monde de Darius Milhaud e do apocalipse redentor do Quatuor pour la Fin du Temps de Olivier Messiaen; repertório inspirado no tempo estival, como Les Nuits d’Eté de Hector Berlioz, Summer Music de Samuel Barber, Summertime de George Gershwin…

O FMC’23 realiza-se, como habitualmente, no local que lhe dá o nome, o belo Convento dos Capuchos, e, pela primeira vez, apresenta três concertos no Teatro Municipal Joaquim Benite. Estarão presentes artistas e ensembles de renome, entre os quais se destacam, internacionalmente, a Orquestra Barroca de Veneza “I Solisti Veneti”, a Orquestra de Câmara de Budapeste “Franz Liszt” e o Quarteto Hermès, e agrupamentos de referência nacionais, como o coro Officium Ensemble, o DSCH Schostakovich Ensemble, os novos projectos musicais 100 Caminhos e Juventus Ensemble, que juntarão jovens e consagrados músicos portugueses. Entre os grandes solistas internacionais que marcarão presença, destacam-se os violinistas Mario Hossen, Jack Liebeck e Esther Hoppe, as cantoras Lena Belkina, Ana Karina Rossi, Deniz Uzun, esta última em estreia portuguesa, o violoncelista Christian Poltéra, o clarinetista Pascal Moraguès, a pianista Marianna Shirinyan, o bandoneonista Marcelo Nisinman and last but not least o lendário pianista norte-americano Stephen Kovacevich. Ao longo do festival, serão interpretadas obras de vários compositores portugueses de vários tempos, da Renascença à música contemporânea, com estreias absolutas e destaque para o concerto “Carta Branca a António Victorino d’Almeida”, assinalando os seus 70 anos de actividade artística.

Em 2023, o ciclo das já emblemáticas “Conversas dos Capuchos”, com curadoria e moderação de Carlos Vaz Marques, será dedicado aos centenários dos nascimentos de Mário Cesariny de Vasconcelos, Natália Correia e Eugénio de Andrade. E, pela primeira vez, o Festival apresentará Masterclasses dos Capuchos, orientadas por professores de referência internacional, conversas pré-concertos denominadas Prelúdios dos Capuchos, com moderação de João Almeida, e uma Caminhada dos Capuchos na Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica, onde está inserido o Convento. O poema que serve de epígrafe a este texto foi escrito no séc. XIII pelo mestre zen budista Eihei Dogen. Na simplicidade aparente, mas expressiva, com que descreve a beleza das estações do ano, Dogen liga-nos à essência de elementos que se sucedem ao ritmo das estações. Dogen deu o título de Espírito Inato ao seu poema, um espírito de contemplação, descoberta e partilha que inspira esta edição de 2023 do Festival dos Capuchos.

Programa Aqui

Leia Também

publicado 20/03/2023

Mapa

Almada
25 Mai 2023 » 23 Jun 2023

Cidade Online

Escolha o Idioma