Rota do Vinho do Ribatejo
Informação
A vinha está presente em praticamente toda a região, nos campos fertilíssimos da lezíria, nas zonas argilo-calcárias das terras do bairro ou na charneca.
A planura ribatejana está salpicada de touros, cavalos e campinos e por toda uma cultura associada ao toureio, contando com ricas fauna e flora que dão vida e cor à Reserva Natural do Estuário do Rio Tejo.
As contingências de uma história milenar deixaram marcas profundas na região, sendo legítimo destacar os inúmeros tesouros da arte gótica, que atinge o seu máximo esplendor na cidade de Santarém.
Tomar, doada aos templários no século XII, é outra referência monumental de múltiplas influências, designadamente a manuelina, com visitas "obrigatórias" ao Convento de Cristo, ao castelo e à igreja matriz. Entre outras, também a pequena e peninsular vila de Constância tem os seus encantos, em boa parte construídos pela confluência dos rios Zêzere e Tejo.
A região alberga outros tesouros para além dos da pedra e da paisagem. As especialidades gastronómicas denotam a proximidade do grande rio Tejo, com a caldeirada à fragateiro, a açorda de sável ou o ensopado de enguias.
Os arrepiados de Almoster, os celestes de Santa Clara, as tigeladas ou os queijinhos do céu introduzem-nos na milenar e dulcíssima pastelaria conventual.