6.2

Alcantarilha é uma freguesia pertencente ao concelho de Silves, no Barrocal Algarvio, situada numa pequena colina, a cerca de 3km do muito desenvolvido e frequentado centro turístico de Armação de Pêra.

Alcantarilha apresenta vestígios de remota ocupação humana, e a sua localização no topo de uma elevação fez dela um lugar de defesa estratégico, como se pode ainda ver pelas suas muralhas do século XVI. Terá tido uma forte influência Mourisca, visível no próprio topónimo, derivando de "Al-Qântara" que significa "ponte". Assim, "alcantarilha" significaria "a pontezinha", em alusão à antiga pequena ponte que atravessa a ribeira de Alcantarilha.

De facto, a localidade é caracterizada pelo seu alvo casario de barra colorida em redor de janelas e portas, rematado pela típica chaminé rendilhada do Algarve, herança de um passado de forte ocupação Muçulmana, e também pelas já famosas Portas quinhentistas de arquitectura popular, semelhantes às encontradas no centro histórico de Lagos.

Alcantarilha apresenta ainda uma faceta rural e pacata, embora já com alguma oferta turística, orgulhosa do seu Património, como o que resta do antigo Castelo, da sua Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Conceição do século XVI albergando a já famosa Capela dos Ossos, da Igreja da Misericórdia do século XVIII ou da Capela de Nossa Senhora do Carmo, bem como de casas senhoriais como o rico Solar dos Mascarenhas Marreiros Leite ou o muito interessante conjunto agrícola da Quinta do Rogel, hoje em dia transformado em unidade hoteleira conhecido como Capela das Artes.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!