3.5

Situada no sopé da belíssima Serra de Sintra, bem perto de Odrinhas, a Aldeia da Barreira é um pacato lugar rural que parece parado no tempo, sobrevivendo graciosamente ao desenvolvimento urbano das redondezas.

Esta é uma região de muito antiga ocupação humana, existindo mesmo aqui um importante Património arqueológico, o "Conjunto Megalítico de Barreira", também conhecido por "Menires da Barreira", localizado numa colina sobranceira às ruínas romanas de Odrinhas. O monumento apresenta-se constituído por mais de vinte menires, e outros monólitos, com uma altura máxima de quatro metros, dispostos no terreno de forma irregular.
Diz a lenda que por baixo de uma destas grandes pedras está enterrada uma grade de ouro, e que quem a procure “de alma limpa” a encontra certamente.

A aldeia encontra-se repleta de lendas e histórias de outros tempos, pensando-se que pela região habitaram Romanos e Mouros em tempos já idos, mantendo contudo o seu ambiente pacífico e calmo, onde impera a paz de espírito.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!