9.3

Barcos é uma bonita freguesia pertencente ao concelho de Tabuaço, situada num pequeno plateau bem no coração da região vinhateira do Douro, rodeada de uma grande beleza natural.

Barcos terá tido origem num antigo castro, o Castro do Sabroso, de ocupação pré-histórica, denotando a antiga ocupação humana destes terrenos de solo fértil.
A freguesia mantém o seu ambiente encantadoramente rural, classificada como Aldeia Vinhateira, albergando a história de outros tempos, quando foi uma localidade importante, nomeadamente até à criação do concelho de Tabuaço.

Vale a pena conhecer o património de Barcos, de onde se destaca a bela Igreja Matriz, classificada como Monumento Nacional desde 1922, provavelmente datada dos séculos XIII/XIV em estilo Românico, e também a Igreja de Santa Maria do Sabroso, as Capelas de Santa Bárbara e de São Pedro, o Nicho do Senhor da Boa Viagem ou mesmo as várias casas senhoriais e brasonadas que se encontram pela região, demonstrando a força económica destes férteis solos e da indústria vinhateira, como o Solar dos Cunhas, a Casa Magalhães Coutinho ou a Casa dos Aguiar.
Igualmente dignos de registo, o antigo edifício dos Paços do Concelho e Tribunal, a antiga Casa da Câmara e Cadeia, os Paços do Concelho, a Roda dos Expostos e os Passos da Via-Sacra que se iniciam na Igreja Matriz e terminam junto ao Calvário.

Pela região encontram-se várias Quintas de produção vitivinícola, que compõem um interessante e rico Património, como as da Paradela, da Pereira, do Ramiro, da Raposeira, de Vale da Buza ou a do Vale do Barco.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!