6.2

Durante muitos anos apelidada de “pura”, a bela vila do Caramulo localiza-se no coração da Serra do Caramulo, um local de ares limpos e puros, onde o fresco ambiente Serrano e a sua beleza natural, a todos encanta, oferecendo uma imensa paz de espírito.

A Serra e a Vila do Caramulo foram durante muitos anos conhecidas como um importante local cura, dado a pureza do seu ambiente, e a “frescura dos ares”, tendo-se situando na vila vários sanatórios para doentes de tuberculose, daí o seu apelido de “pura”, sendo visíveis ainda hoje alguns destes edifícios de cura e bem-estar.

A vila do Caramulo tem a particularidade de ter sido criada de raiz, em 1921, no aproveitamento da sua excelente localização geográfica, na pureza da Serra, num País que caminhava para um cada vez maior progresso e industrialização, procurando-se na altura os ares puros, longe da poluição, e com o oxigénio necessário para a cura da grande epidemia de Tuberculose que então se observava de norte a sul. Com a consequente diminuição da doença, e o avanço da ciência, os diversos sanatórios entraram em degradação, muitos encerrados, outros reaproveitados para novos fins.
Curioso ainda hoje são os dois leões de bronze, que demarcavam os limites para as caminhadas revigorantes dos doentes de tuberculose, que, chegando a estes leões sabiam não mais poder continuar, de modo a limitar o risco de contágio às aldeias vizinhas.

A vila é também conhecida pelo conceituado Museu do Caramulo, que reúne um Museu de Arte e um Museu Automóvel, o primeiro do género em Portugal, herança dos dois filhos do Dr. Lacerda, o médico responsável pelos muitos sanatórios, um coleccionador de arte e amante de automobilismo. A rica e variada colecção conta, pois, no primeiro piso com obras artísticas, com trabalhos de Júlio Pomar, Amadeo de Sousa Cardoso , Vieira da Silva, Picasso ou Salvador Dali, entre outros, peças de cerâmica antigas, tapeçarias, entre muitos outros objectos de grande valor artístico e cultural, e no piso térreo com uma variada colecção automóvel, onde se observa o passar dos anos através do design, progresso tecnológico, estilos, tipos e conforto automóvel.

Local de grande paz de espírito, vale a pena um passeio na Mata dos Viveiros, plena de beleza, e rica em diversas espécies de fauna e flora, onde pululam castanheiros, pinheiros e carvalhos, num ambiente verdejante de grande romantismo.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!