Já esteve aqui?

Avalie de 1 (Muito Mau) a 10 (Excelente)!

Descrição

A Aldeia de Castelo Mendo é uma povoação muito antiga, implantada sobre um maciço granítico, a 756m de altitude, um ponto de defesa estratégica, de acessibilidade reduzida, rodeada por uma paisagem agreste e recortada, e a leste e a sul pelo rio Côa.
Os vestígios de presença humana nesta região datam da Idade do Bronze e da época Romana, estando a Aldeia rodeada de muralhas reconstruídas no séc. XII, com seis portas medievais.
A maioria dos típicos edifícios da Aldeia, de dois andares, destinando-se o piso térreo ao gado, e o piso superior a habitação, construídos com Granito, bem como muitas aldeias Beirãs vizinhas. Muito famosa era a sua Feira Medieval, provavelmente a primeira feira oficial do País, ordenada pelo Rei D. Sancho II.
Esta Aldeia Histórica tem muito para contar, como se pode confirmar ao visitar o seu Castelo, as Igrejas de São Vicente e de São Pedro, o alto Pelourinho de 7 metros, o mais alto das Beiras, ou pela Domus Municipalis, edifício que englobava a Cadeia, no piso Térreo, o Tribunal, no piso Superior e a Casa da Câmara, e que, hoje, funciona como Posto de Turismo e Sala de Exposições, sendo um dos pontos de partida para visitar as Gravuras Rupestres de Foz Coa.

entire


Visitar

Onde Dormir

Onde Comer

Outras Sugestões

Comentários

Reservas com as melhores tarifas
Tags Relacionadas
aldeiashistoricasturisticasaldeiahistoricagranitofeiramedieval