8.0

A Aldeia de Castelo Mendo é uma povoação muito antiga, implantada sobre um maciço granítico, a 756m de altitude, um ponto de defesa estratégica, de acessibilidade reduzida, rodeada por uma paisagem agreste e recortada, e a leste e a sul pelo rio Côa.
Os vestígios de presença humana nesta região datam da Idade do Bronze e da época Romana, estando a Aldeia rodeada de muralhas reconstruídas no séc. XII, com seis portas medievais.
A maioria dos típicos edifícios da Aldeia, de dois andares, destinando-se o piso térreo ao gado, e o piso superior a habitação, construídos com Granito, bem como muitas aldeias Beirãs vizinhas. Muito famosa era a sua Feira Medieval, provavelmente a primeira feira oficial do País, ordenada pelo Rei D. Sancho II.
Esta Aldeia Histórica tem muito para contar, como se pode confirmar ao visitar o seu Castelo, as Igrejas de São Vicente e de São Pedro, o alto Pelourinho de 7 metros, o mais alto das Beiras, ou pela Domus Municipalis, edifício que englobava a Cadeia, no piso Térreo, o Tribunal, no piso Superior e a Casa da Câmara, e que, hoje, funciona como Posto de Turismo e Sala de Exposições, sendo um dos pontos de partida para visitar as Gravuras Rupestres de Foz Coa.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!