8.8

O Castro do Monte Padrão ou antigo Castro do Monte Córdova é constituído por vestígios de um povoado fortificado que se situa num dos pontos mais elevados do Monte Padrão, a cerca de 7 Km de Santo Tirso, na freguesia de Monte Córdova.

Está implantado num remate em esporão sobre o rio Sanguinhedo. Terá sido fundado no século IX a.C. e ter-se-á mantido povoado até à Baixa Idade Média.

Das três linhas de muralhas originais, de que temos conhecimento apenas por indícios, resta apenas um troço da primeira cerca. As fortificações eram construídas com silhares assentes em seco, em aparelho poligonal, com dois paramentos preenchidos com pedra miúda.

O castro foi escavado pela primeira vez na década de 1950 por Carlos Faya Santarém. Em 1986 a Câmara Municipal deu início a um conjunto de acções com o propósito de promover a protecção, estudo e valorização da estação arqueológica.

Durante as escavações arqueológicas encontraram-se diversos objectos dos vários períodos de ocupação e que se encontram actualmente expostos no Museu Abade de Pedrosa, em Santo Tirso.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!