Ermida de Nossa Senhora do Anjos

10.0

A histórica Ermida de Nossa Senhora dos Anjos situa-se na freguesia de Anjos, concelho de Vila do Porto, na fantástica Ilha de Santa Maria, Arquipélago dos Açores, pensando-se que esta será mesmo a mais antiga Ermida de todo o Arquipélago.

Originalmente construída em madeira, nos primeiros tempos de colonização do território, em 1439, foi reconstruída em alvenaria passados cerca de 30 anos, tendo desde então sofrido diversos trabalhos de restauro e reconstrução, nomeadamente nos séculos XVII e XIX.
A Ermida apresenta-se hoje num estilo sóbrio, de planta rectangular, em alvenaria de pedra rebocada e caiada, estando desde 2001 classificada como Imóvel de Interesse Público. O seu interior encontra-se enriquecido por um frontal de azulejos polícromos, típico do século XVII, e também por um tríptico pintado sobre madeira de cedro, datado do século XVI, entre outros interessantes elementos.

Diz-se que foi aqui que se celebrou a histórica missa de Acção de Graças, ordenada por Cristóvão Colombo em 1493, no seu regresso da primeira viagem ao continente Americano. A Ermida tem também associada algumas histórias e lendas associadas aos ataques piratas desta costa, dizendo-se que manteve o seu estilo sóbrio e simples para evitar ataques e pilhagens.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!