Ermida de Nossa Senhora do Carmo

6.4

Dedicado ao culto de Nossa Senhora do Monte do Carmo, este santuário barroco situa-se a cerca de 2 quilómetros da Igreja Paroquial da Azaruja. A sua festa anual realiza-se no 2º Domingo de Setembro.

Em meados do séc. XIX, rezam os anais, a ela acorriam fiéis de toda a província e de povoações beirãs e ribatejanas, chegando a juntar-se mais de 2.000 carros com gente, fora os que vinham a pé e a cavalo.

As promessas e agradecimentos à Senhora, acumulados ao longo de três séculos, constituem um testemunho impressionante: as paredes interiores da igreja e da sacristia estão revestidas de alto a baixo com mais de 1500 ex-votos pintados sobre tela, cabedal, vidro e folha da Flandres, além de fotografias, objectos de cera, tranças de cabelo natural e peles de répteis gigantescos.

A Ermida situa-se junto do hotel Monte do Carmo, onde pode viver o prazer único de estar luxuosamente instalado nas antigas casas dos peregrinos que vinham em romaria à surpreendente ermida de Nossa Senhora do Carmo. É uma visita a não perder.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!