8.1

Cidade Alentejana, sede de concelho, Estremoz é conhecida pela “cidade branca” do Alentejo, em parte devido ao seu branco casario espalhado pela colina, mas também pelas suas jazidas de mármore branco, com uma exploração tão antiga e conceituada, de tal modo que esta região contribui em 90% para o facto de Portugal ser o segundo maior exportador de mármore do mundo.
A sua importância histórica e o reconhecimento como localidade são marcos bem antigos, já tendo sido importante na época da ocupação Romana e Muçulmana, mantendo ao longo de toda a Idade Média a sua relevância, também pela proximidade de apenas 50km da fronteira Espanhola.
Estremoz está rodeada por por dois conjuntos de muralhas, as primeiras do século XIII em redor da vila velha, situada junto ao castelo, e uma segunda cintura de muros fortificados e baluartes erguida para proteger a parte baixa da localidade, durante a Guerra da Restauração (1640-48).
Com uma história tão rica, Estremoz possui igualmente um importante património de grande interesse. Começando pela Vila Velha (ou Largo Dom Dinis), subindo até ao Castelo do século XIII e ao histórico Paço Real, hoje em dia transformado numa luxuosa Pousada, passando pela bonita Capela da Rainha Santa, não esquecendo outros pontos de interesse como o Convento e Igreja de São Francisco (séculos XIV-XVIII), a Igreja de Santa Maria (século XVI) ou a Praça de Dom José I, o Largo do Rossio, com a sua tradicional Feira de Velharias e o Museu Municipal Professor Joaquim Vermelho, com uma interessante colecção de obras populares dos séculos XVIII e XIX.
De facto, esta região prima pelos seus trabalhos populares e a qualidade dos seus artesãos, e pelos bonitos trabalhos em Barro Vermelho, em madeira, em chifre e em cortiça.
Inolvidável é a saborosa gastronomia Alentejana feita com os produtos da região, como o “ensopado de borrego” ou os “pézinhos de coentrada“, a “sericaia“ para a sobremesa, e os afamados vinhos desta Região Demarcada de tão grande qualidade.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!