10.0

A cerca de cinco quilómetros da sede do concelho, a freguesia de Igreja Nova é uma das mais antigas povoações de Mafra. Referia-se antes a antiguidade do povoamento de Igreja Nova. Contrastando assim de forma clara com o seu próprio nome.

O Penedo de Lexim é o mais evidente vestígio dessa antiguidade. Faz parte de uma estação arqueológica, intensamente estudada pelo investigador Estácio da Veiga, que descobriu o dólmen referido - um monumento funerário de grandes dimensões que servia para os povos pré-históricos ali prestarem culto aos seus mortos.

Lexim terá sido depois, muito possivelmente, uma granja romana, de acordo com a existência de várias sepulturas dessa época, encontradas nos últimos anos. As granjas eram vastas herdades cultivadas por aquele povo.

Em 1255, temos a primeira informação escrita sobre Igreja Nova. Sabemos que, nessa data, estava agregada a Santa Maria de Sintra, uma paróquia de grandes dimensões e por isso mesmo de difícil administração.

Foi pouco tempo depois que foi proposta então uma divisão dessa paróquia e a criação de uma outra, que ficou, por motivos óbvios, com o nome de Igreja Nova.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!