8.6

Marco de Canaveses é uma bonita cidade, sede de concelho, situada na região Porto e Norte de Portugal, numa zona de grande beleza natural, onde correm os rios Tâmega e Douro, e zona de férteis solos que produzem saborosos vinhos, verduras e cereais.

A região denota vestígios de ocupação humana desde tempos remotos, tendo sido encontrados importantes vestígios do período Neolítico, e posteriormente do período de ocupação Romana, com os vestígios de Tongóbriga, uma antiga povoação Romana.

Esta é uma região agrícola que apresenta um rico património arquitectónico, visível no próprio centro histórico da cidade, onde se apresentam diversos solares senhoriais e brasonadas, sinal da riqueza produzida pela fértil terra.
Marco de Canaveses orgulha-se da sua Igreja de Santa Maria e da Torre de Vinhal, bem como do bonito edifício dos Paços do Concelho, que espelha bem a arquitectura senhorial da região.

Em Marco de Canaveses nasceu a famosa Carmen Miranda, pelo que vale a pena uma visita ao Museu a ela dedicado, orgulho da cidade.

Perto, estão situadas as Caldas de Canaveses, já utilizadas pelos Romanos pelas boas propriedades das suas águas sulfurosas. 


A Lenda de Marco de Canaveses…
Diz-se que o nome “Marco de Canaveses” virá de um dia, quando a Rainha D. Mafalda acabara de passar pelas obras da ponte que mandara construir, e cheia de sede, pediu água aos pedreiros. Como o acesso ao rio era muito difícil, um deles ofereceu uma cana para que a rainha bebesse directamente do rio. A rainha, ao devolve-la terá dito "Guardai-a porque a cana é boa às vezes".

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!