9.1

Meda é uma bonita cidade serrana, sede de concelho, situada na região Centro do País, rodeada de uma natureza de grande beleza, nomeadamente a partir de Fevereiro, quando começam a florir as amendoeiras, proporcionando paisagens fenomenais, conhecida também pela sua produção vinícola.
Esta pequena cidade ainda rural localiza-se a cerca de 670 metros de altitude, numa área de diversidade de paisagens, entre campos de amendoeiras, pinhais montes de granito e rocha, e muitos cursos de água que têm ajudado a fixar populações desde tempos remotos.

De facto, existem vestígios da ocupação humana desde épocas bastante remotas, atestando a presença de vários povos na região, com destaque para o período de ocupação Romana que deixou a sua forte influência.
A região foi palco de variados conflitos e importância por alturas da Idade Média, com diversas povoações amuralhadas na área do concelho, como Longroiva e Marialva.
As ordens religiosas e militares ajudaram na defesa e povoamento da região, como Beneditinos e Templários.

Vale a pena visitar o centro histórico de Mêda, assim como interessantes monumentos como a Igreja Matriz do século XVI, ou a Torre do Relógio (antiga Torre de Vigia, de suma importância para a defesa estratégica do território), o Chafariz da Praça da Igreja e o do Parque, bem como a Fonte do Espírito Santo ou o bonito Solar dos Casas Novas do século XVIII.

Interessante, é o Museu Municipal, em pleno centro histórico, no antigo edifício da Cadeia, onde se exibem os factos e vestígios históricos da cidade, a par de uma boa colecção etnográfica da região.

Terra de tradição, orgulha-se das suas técnicas artesanais ancestrais, produzindo afamadas peças de olaria, linho, lã e cestaria.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!