Miradouro da Torre de Aspa

5.2

Situada a ocidente da bonita Vila do Bispo, a Torre de Aspa pertencia a uma antiga rede de vigilância que tinha por finalidade controlar a navegação e os possíveis ataques vindos do mar.
Esta atalaia antiga, da qual já não restam vestígios, situada na mais alta falésia do Algarve a 157 metros de altura, fazia parte de um sistema de defesa costeira que era complementado por outras construções que existiam em locais estratégicos, de onde pudessem vigiar o mar.
É provável que esta rede de postos de vigia tenha sido organizada durante o reinado de D. João III (1521 - 1557), quando surgem fortificações também em Lagos.

Deste modo, da Torre de Aspa tem-se um panorama de grande beleza, cobrindo toda a costa até ao Cabo de São Vicente e Sagres, valendo a pena apreciar a vista do Miradouro, que mostra o maravilhoso encanto da Costa Vicentina.

Era da Torre de Aspa que, ao avistar perigo na costa, se dava o sinal de alarme para as populações, através de um toque de sino ou de fogueiras, das quais ainda hoje se podem ver os vestígios.

Actualmente podemos encontrar no local um marco geodésico que assinala o ponto mais alto da Costa Algarvia, pleno de beleza e imensidão.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!