Mondim de Basto
Informação
Todo o concelho de Mondim de Basto está localizado num zona de grande beleza natural, por entre montes e paisagens idílicas que parecem perdidas no tempo, como no Parque Natural do Alvão.
As origens de Mondim de Basto são muito antigas, sabendo-se que aqui habitaram civilizações castrejas (no Monte Farinha existem vestígios de três diferentes Castros), sendo conquistada no século II a.C. pelos Romanos, não existindo certezas de ocupação de outros povos.
Com o decorrer dos séculos Mondim de Basto manteve a sua feição rural e agrícola que ainda a caracteriza, com monumentos como a românica Igreja Matriz, tendo sofrido algumas alterações ao longo dos séculos, ou as capelas do Senhor, de Nossa Senhora da Piedade, da Senhora da Ponte e de S. Sebastião, bem como diversas “alminhas” espalhadas pela região, que demonstram o ancestral fervor religioso destas paragens. De destacar, igualmente é a medieval Ponte de Vilar de Viando, provavelmente reconstruída de uma outra ponte romana.
Por toda a região encontram-se diversos solares, casas senhoriais e pequenos palacetes, que atestam a importância económica, devido aos férteis solos, da zona, como é o caso da Casa do Eirô, do século XVIII ou o Solar dos Azevedos do século VII.
Local de tradição, existem em Mondim de Basto dois centros de Artesanato, sendo os principais produtos a tecelagem em linho, tapetes e mantas, tanoaria e cestaria.