9.4

A simpática vila de Murça é sede de freguesia e do concelho com o mesmo nome, e fica localizada no distrito de Vila Real, na transição entre a região a duriense e a trasmontana.

Voltando-nos a sul, vemos uma paisagem amena de vinhedos e olival, de imensa riqueza. A norte, encostas serranas e penhascosas, menos produtivas, mas igualmente belas...

O povoamento do território de Murça remonta a épocas longínquas, como se comprova pelos diversos vestígios encontrados nesta área. O então território desta Freguesia foi depois ocupado pelos Celtas, Romanos, Suevos e Árabes.

Do seu rico património destaca-se a Porca de Murça. É o símbolo que identifica a vila. Esta escultura em granito, encontra-se rodeada por lendas populares, não sendo exacta qual a sua verdadeira proveniência e propósito.

De referir ainda a Capela da Misericórdia e o Pelourinho, que foi incluído no primeiro decreto português de classificação de monumentos nacionais.

Murça é ainda conhecida pelo seu mel, queijo de cabra e enchidos. Na sua gastronomia sobressaem os derivados da matança do porco.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!