8.6

Muxagata é uma freguesia portuguesa do concelho de Vila Nova de Foz Côa, foi vila e sede de concelho até ao início do século XIX. Desde sempre se questionou de onde advém o nome desta localidade tão pouco comum, e existem várias explicações quer de especialistas no assunto, como de populares mais idosos.

A opinião popular é de que o nome provém, de uma mocha e de uma gata, símbolos gravados, em alto-relevo, na padieira de uma porta em casa particular, sendo hoje denominada por "Casa de Muxagata". A primeira referência ao concelho de Muxagata encontra-se no documento de extinção da Ordem dos Templários, publicado por D. Dinis.

Destaca-se o Pelourinho do século XVI, exemplar de Arte Manuelina, e classificado como imóvel de interesse público em 1933. Está assente em degraus poligonais; a coluna é oitavada e tem cinco metros; cabeça em gaiola estilizada, devido à altura dos colunetos, rematada por esfera armilar.

Existem ainda na freguesia a Festa de Sta. Maria Madalena, a Festa de São Sebastião e outros eventos de carácter cultural e desportivo realizado ao longo do ano - caminhadas, canoagem, saraus entre outros.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!