7.8

O Nordeste é uma vila, sede do concelho por muitos referido como o mais belo da Ilha de São Miguel, no Arquipélago dos Açores, situada, claro está, na costa Nordeste da Ilha.

Plena de beleza natural e uma vegetação exuberante, situada na zona mais acidentada da Ilha, a região espelha bem a magnificência da natureza desta Ilha, como é visível nos vários miradouros que vão surgindo pela costa, como na Ponta do Sossego, na Ponta da Madrugada, na Tronqueira ou no Farol do Arnel, entre tantos outros locais especiais.
Nordeste apresenta também um belo património arquitectónico, com monumentos como as Igrejas Matriz de São Jorge e a de Nossa Senhora da Luz, ou as Ermidas de Nossa Senhora do Rosário de 1529, de Nossa Senhora da Mãe de Deus (século XVI) ou a de São Sebastião, hoje em dia em ruínas, o emblemático Viaduto dos Sete Arcos ou o bonito edifício dos Paços do Concelho do século XIX.

A região é conhecida pelos seus bonitos jardins, e pelas ruas e estradas cuidadas, onde as flores parecem florir a cada esquina.
Terra de longa tradição agrícola, pecuária e piscatória, o Nordeste abraça o seu património, mantendo-o vivo, como é visível no Museu Etnográfico ou na Casa de Trabalho de Nordeste, que funciona como um centro e oficina de Artesanato. De facto, o Artesanato em Nordeste sempre teve um papel importante, com diversos trabalhos de tear, bordados e rendas.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!