8.0

Ourique é uma bonita vila Alentejana, sede de concelho, situada na zona de transição entre a região Algarvia e a Alentejana, caracterizada pelo seu alvo casario que se espalha sobre três serenas colinas.

A região apresenta vestígios de ocupação humana desde tempos pré-históricos, tendo sido ocupada por diversos povos e civilizações, como se pode constatar no Castro da Cola ou Cidade de Marrachique, com vestígios de ocupação neolítica, sido também aproveitado posteriormente como fortificação defensiva.

A origem do topónimo poderá dever-se a “Ouro”, devido à proximidade de explorações minerais, ou a “Orik”, que provém da palavra árabe para desgraça ou infortúnio, no seguimento da derrota mourisca na Batalha de Ourique.
De facto, Ourique é conhecido pela famosa Batalha que se travou nestes domínio, a 25 de Julho de 1139, quando as tropas Cristãs lideradas por D. Afonso Henriques venceram com grandes dificuldades os muçulmanos comandados pelo governador de Santarém, proclamando então D. Afonso Henriques como o Primeiro Rei de Portugal, estabelecendo a Nacionalidade Portuguesa.

Ourique mantém a sua faceta rural de grande tradição pecuária, vinda de tempos imemoriais, aproveitando os bons e vastos terrenos de pastagem e cultivo da região.

Muito do orgulhoso património da região de Ourique foi-se perdendo ao longo dos séculos, mas ainda restam importantes monumentos como o que resta do antigo Castelo, de provável fundação Mourisca, onde hoje existe um miradouro com um panorama fabuloso, ou a Igreja da Misericórdia do século XVI, o Hospital da Misericórdia do século XVII, as Igrejas de Santa Maria e a de São Salvador, ou mesmo o Centro Arqueológico do Castro da Cola.

Vale a pena conhecer o Santuário de Nossa Senhora da Cola, do século XVII, e desde muito cedo um dos lugares de peregrinação mais importantes do Baixo Alentejo, onde ainda hoje se realiza anualmente uma importante Romaria que atrai muitos fiéis e visitantes.

Próxima situa-se a Barragem do Monte da Rocha, oferecendo idílicas paisagens e boas condições para a prática das mais variadas actividades de lazer e turismo.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!