Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica

7.9

A Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa de Caparica foi criada em 1984, ocupando uma área total de 1570 hectares ao longo de uma faixa de arribas altas (atingindo os 70 m de altura), nomeadamente na zona dos Capuchos. Esta área fica situada entre a Costa da Caparica e a Lagoa de Albufeira, passando pela Fonte da Telha, dominante às “Terras da Costa”. São mais de 13 quilómetros de uma arriba de tons ocres e quentes que emolduram a costa, e que tem miraculosamente sobrevivido num território tão massacrado pela construção e desenvolvimento urbano.
Esta zona tem, igualmente, um grande interesse paleontológico, sobretudo pelas rochas sedimentares que constituem a arriba, as mais antigas formadas há 15 milhões de anos.
Em áreas adjacentes situam-se o Pinhal dos Medos e o Pinhal da Aroeira, povoados essencialmente por pinheiro manso com Sabina-das-areias e Aroeira. Imediatamente a sul, num prolongamento da escarpa fóssil, fica a Lagoa da Albufeira, uma estrutura lagunar de águas salobras alimentada por um pequeno curso de água, por vezes aberta às águas do mar.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!