Parque da Cidade ( Porto )

8.4

O Parque da Cidade, no Porto, é o maior parque urbano do país, com uma superfície de 83 hectares de áreas verdes naturalizadas que se estendem até ao Oceano Atlântico.

Previsto desde os anos 60, foi projectado pelo arquitecto paisagista Sidónio Pardal, tendo sido inaugurado em 1993 e finalizado em 2002. Na sua concepção utilizam-se muitas das técnicas tradicionais da construção rural, o que confere ao parque uma expressão naturalista e uma estrutura de grande durabilidade.

Ao longo do Parque da Cidade é possível caminharmos por uma longa rede de caminhos intervalados por estadias que surgem integradas na paisagem representando vários acontecimentos com motivos diferentes.

No Parque é possível observar a diversidade da fauna existente, como os patos bravos, cisnes, gansos, galinhas de água, peixes, sapos, rãs, etc...

A flora é rica e diversificada, existem 74 espécies arbóreas, 42 espécies arbustivas, 15 espécies de árvores de fruto e 10 espécies aquáticas, num total de várias dezenas de milhares de exemplares.

Em 2000, o Parque foi seleccionado pela Ordem dos Engenheiros com uma das 100 obras mais notáveis construídas do século XX em Portugal.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!