3.7

Pereiro é uma pacata aldeia de pescadores do bonito concelho de Alcoutim, situada numa zona serrana de grande beleza, banhada pelas ribeiras do Vascão e da Foupana, já bem próxima da fronteira com o Alentejo, constitui um símbolo de um outro “Algarve”, distanciado das praias douradas de águas cristalinas, mas cheio de encanto e com muito para ver e conhecer.

A aldeia caracteriza-se pelo seu pitoresco casario alvo distribuído nas ruas irregulares de traçado rural e popular de feição serrana, típicas desta zona do Barrocal Algarvio.

Pensa-se que este é um território de antiga ocupação humana, já aproveitada pelos Romanos para extracção de minérios, tão importantes para o seu império.
O seu topónimo virá dos muitos Pereiros selvagens que ainda hoje se encontram pela região.

Pereiro orgulha-se da sua Igreja Matriz de São Marcos, datada do século XVI, dona de uma riqueza invejável, e também do muito interessante Núcleo Museológico em Fonte Zambujo, que complementa com os de Martilongo, Giões e Vaqueiros. Este núcleo debruça-se sobre a etnologia da região, plena de ruralidade e antigos saberes.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!