8.4

O Peso, também conhecida por Santa Maria Madalena de Peso, é uma tradicional aldeia serrana, pertencente ao bonito concelho da Covilhã, situada na margem direita do rio Zêzere.

A aldeia situa-se numa região abençoada pela natureza, com a grande Serra da Estrela como vizinha.
Durante muitos anos manteve a sua feição rural tendo evoluído a par do desenvolvimento da grande Serra da Estrela que a encima, despontando pequenas indústrias têxteis, de madeiras ou panificação.

O Peso orgulha-se do seu património natural, social e arquitectónico, onde se destaca a sua Igreja Matriz do século XII (mas muito alterada posteriormente), as Capelas do Divino Espírito Santo e a do Senhor dos Paços ou a Fonte do Mergulho e o Chafarizito.

Muito interessante é o Santuário a Nossa Senhora de La Salette, já fora do centro de Peso, numa colina próxima, um conjunto constituído por coreto, miradouro e capela de 1864, bem como uma capelinha em honra a São Sebastião. O conjunto sofreu algumas destruições e foi reconstruído na década de 1960. No local, todos os segundos Domingos de Setembro, têm lugar as festividades em honra à Santa, muito populares na região.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!