Já esteve aqui?

Avalie de 1 (Muito Mau) a 10 (Excelente)!

Descrição

Ponte de Lima é uma lindíssima vila, sede de concelho, banhada pelo rio Lima, situada no verdejante Minho, na região Norte do País, de feição predominantemente agrícola.

A região de Ponte de Lima foi habitada desde os primeiros tempos da pré-história, com diversos monumentos megalíticos por todo o concelho, tendo por aqui passado diversos povos ao longo dos séculos. O monumento mais emblemático desta herança cultural, arquitectónica e artística é a ponte que atravessa o Rio Lima, com os seus quinze grandes arcos de pedra, que caracteriza a própria vila.

Ponte de Lima é a mais antiga Vila Portuguesa, com foral concebido em 1125 por D. Teresa, mãe de D. Afonso Henriques, o primeiro Rei de Portugal. As suas pacatas ruas de casas pitorescas, tipicamente minhotas respiram história, integrando um grande número de solares e casas apalaçadas, considerada a capital do Turismo de Habitação do País, atestando igualmente a importância económica de outros tempos, muito derivado da produção de afamado vinho verde.

O património arquitectónico e cultural da vila é riquíssimo, nomeadamente do período Medieval e Renascentista, destacando-se a Igreja Matriz do século XV, a Torre da Cadeia Velha ou da Porta Nova do século XIV e a Torre de São Paulo, integrada no que resta das muralhas defensivas, o Convento de Santo António do século XV, cuja igreja alberga o interessante Museu dos Terceiros, com uma rica colecção de arte sacra, a Igreja da Misericórdia ou a Capela da Nossa Senhora da Penha de França de inícios do século XVII.

Muito célebre é a feira quinzenal realizada às segundas-feiras, desde 1125, e anualmente em Setembro as “Feiras Novas”, de origens do século XII, bem tradicionais e alegres, com procissões em honra de Nossa Senhora das Dores, atraindo grande número de visitantes.

entire


Visitar

Onde Dormir

Onde Comer

Outras Sugestões

Comentários

Reservas com as melhores tarifas
Tags Relacionadas
vilaconcelhominhopontelima