8.3

Ponte de Lima é uma lindíssima vila, sede de concelho, banhada pelo rio Lima, situada no verdejante Minho, na região Norte do País, de feição predominantemente agrícola.

A região de Ponte de Lima foi habitada desde os primeiros tempos da pré-história, com diversos monumentos megalíticos por todo o concelho, tendo por aqui passado diversos povos ao longo dos séculos. O monumento mais emblemático desta herança cultural, arquitectónica e artística é a ponte que atravessa o Rio Lima, com os seus quinze grandes arcos de pedra, que caracteriza a própria vila.

Ponte de Lima é a mais antiga Vila Portuguesa, com foral concebido em 1125 por D. Teresa, mãe de D. Afonso Henriques, o primeiro Rei de Portugal. As suas pacatas ruas de casas pitorescas, tipicamente minhotas respiram história, integrando um grande número de solares e casas apalaçadas, considerada a capital do Turismo de Habitação do País, atestando igualmente a importância económica de outros tempos, muito derivado da produção de afamado vinho verde.

O património arquitectónico e cultural da vila é riquíssimo, nomeadamente do período Medieval e Renascentista, destacando-se a Igreja Matriz do século XV, a Torre da Cadeia Velha ou da Porta Nova do século XIV e a Torre de São Paulo, integrada no que resta das muralhas defensivas, o Convento de Santo António do século XV, cuja igreja alberga o interessante Museu dos Terceiros, com uma rica colecção de arte sacra, a Igreja da Misericórdia ou a Capela da Nossa Senhora da Penha de França de inícios do século XVII.

Muito célebre é a feira quinzenal realizada às segundas-feiras, desde 1125, e anualmente em Setembro as “Feiras Novas”, de origens do século XII, bem tradicionais e alegres, com procissões em honra de Nossa Senhora das Dores, atraindo grande número de visitantes.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!