8.1

Proença-a-Nova é uma bonita Vila do Centro do País, sede de concelho, situada numa região de grande beleza natural, com belas paisagens e condições para as mais variadas actividades de lazer, desportivas e turísticas.

Os vestígios de ocupação humana neste território são muito remotas, com diversos vestígios arqueológicos encontrados nesta área, mormente da época de ocupação romana.
Proença-a-Nova era anteriormente designada de "Cortiçada", mantendo este topónimo até ao século XVI, altura em que foi definitivamente abandonado em favor do actual.

Por toda a região existem inúmeros vestígios arqueológicos de outros tempos, como as Antas de Sobreira Formosa e Proença-a-Nova, e a antiga Ponte do Malhadal, que se diz ser romana. A vila de Proença-a-Nova apresenta também uma bonita Igreja Matriz recentemente restaurada, ostentando a Cruz de Malta, o interessante Cruzeiro, as Capelas da Misericórdia, de Santo António, Espírito Santo, São Bartolomeu e de São Sebastião.

Situada num região abençoada pela natureza, no concelho de Proença-a-Nova existem ainda várias praias fluviais entre as quais se destacam: a praia fluvial de Fróia, a do Malhadal e a de Aldeia Ruiva, perfeitas para prática das mais diversas actividades de lazer e turismo.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!