8.6

Numa zona de transição entre a paisagem agreste de Trás-os-Montes e o verdejante Minho, o concelho de Ribeira de Pena, atravessado pelas águas do rio Tâmega, possui características únicas.

De destacar também o património erguido pelo Homem desde tempos remotos, com testemunhos pré-históricos como as gravuras rupestres de Lamelas, os vários dólmenes e antas e ruínas de povoados fortificados - como o de Monte do Cabriz - entre muitos outros.

Na arquitectura popular, destacam-se os populares espigueiros, erguendo-se sobre suportes de granito, com tectos de telha enfeitados com cruzes de diversas formas.

Ribeira de Pena possui uma longa tradição artesanal em trabalhos em linho, utilizado para confeccionar toalhas de mesa, lençóis e colchas bordadas, e que ainda são executados nos teares das freguesias de Santa Marinha, Alvadia ou Cerva.

A gastronomia caracteriza-se pela variedade de sabores, deliciosos pratos de peixe dos inúmeros rios e ribeiros, ou cabrito e vitela assados em forno de lenha. Há ainda as alheiras e as morcelas, e os doces típicos como o leite-creme ou as rabanadas de mel.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!