7.6

Santa Bárbara é uma bonita e bucólica freguesia situada na zona nordeste da maravilhosa Ilha de Santa Maria, no verdejante Arquipélago dos Açores.

Esta é uma localidade rural, de grande beleza natural, dona de férteis terrenos, que têm abastecido as populações desde os tempos de colonização do Arquipélago, dedicando-se estas maioritariamente à agricultura e pecuária e também à pesca.

A sua geografia é pautada por montes e profundos vales, pautados por habitações rurais e dispersas, cristalinas ribeiras.
A pitoresca arquitectura típica de Santa Bárbara tem sabido manter ao longo dos séculos as características tradicionais, marcadas pela ruralidade do local e a herança das regiões Algarvia e Alentejana, no continente, que vem desde os tempos de colonização, uma vez que este território foi fortemente habitado por naturais das referidas regiões, que aqui aplicaram a tradição das casas brancas de faixa colorida que circunda janelas e portas.

Santa Bárbara apresenta um interessante património de que muito se orgulha, com destaque para a Igreja de Santa Bárbara do século XVI, ou as Ermidas de Nossa Senhora de Lurdes (século XIX), a de Jesus, Maria, José ou a de Nossa Senhora do Desterro na Praia de São Lourenço.

Símbolos de muitos anos a tirar proveito do melhor que a fertilidade destes solos tem para oferecer, são ainda visíveis legados patrimoniais como moinhos, fontanários e outros instrumentos agrícolas e rurais, parte integrante desta encantadora paisagem.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!