8.3

Santar é uma bela e nobre freguesia do concelho de Nelas, na fértil região de Dão-Lafões, dona de um legado patrimonial de grande encanto, onde a produção vitivinícola marcou o estilo de vida das populações.

Esta será uma região de antiga ocupação humana, tendo-se encontrado pela região alguns vestígios arqueológicos de ocupação Romana do território, existindo igualmente alguns registos da povoação ainda em inícios da Idade Média.

Santar tem mantido sabiamente o seu património arquitectónico de grande encanto, onde o granito impera, dona de diversas casas senhoriais e brasonadas que atestam o poderio agrícola de Satar ao longo dos séculos, como é o caso do Paço dos Cunhas, datado de 1690, da maravilhosa Casa do Soito (século XVIII), da Quinta da Alameda, das Casas das Fidalgas, do Conde de Santar, do Santos Lima, entre outras.

Este importante centro vinhateiro da região do Dão, orgulha-se da sua antiga Igreja Matriz, da bela Igreja da Misericórdia, classificada como Imóvel de Interesse Público, datada de 1637, da Capela de São Francisco de Assis, da Capela da Senhora da Piedade, do frondoso Jardim do Paço dos Cunhas, entre tantos outros motivos de orgulho que se encontram pela região.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!