Descrição

Também conhecida como Praia, a simpática vila de São Mateus localiza-se na costa este da fantástica Ilha Graciosa, no Arquipélago dos Açores, desde os primeiros tempos de povoamento afirmando-se como uma das principais localidades da Ilha, a par da capital, Santa Cruz da Graciosa.

São Mateus mantém a sua faceta tradicional, rural e piscatória de outros tempos, conservando muitos edifícios e elementos de idos tempos de opulência, dada a fertilidade dos solos e o importante Porto Marítimo que em muito facilitou o trânsito de bens, a fixação de população e a geração de riqueza.
Grande produtora vinícola, em São Mateus se cultivou e produziu muito do vinho Açoriano, que encontrou nestes solos vulcânicos e no húmido clima, as necessárias condições para vingar e florescer.

São Mateus apresenta um bonito centro histórico, encontrando-se pontos de interesse por todo o território da freguesia, dos quais se destacam a bela Igreja Matriz do século XV mas muito alterada no século XIX, e também a Igreja da Misericórdia do século XVI, as Ermidas de Nossa Senhora da Guia (século XVII), de Santo António (século XVII) ou a de Nossa Senhora dos Remédios, também do século XVII, os bonitos Impérios do Espírito Santo da Praia, da Senhora da Guia e da Fonte do Mato, bem como os diversos legados rurais, com destaque para os Moinhos, que são hoje também imagem da própria região, muitos deles restaurados.

Frente à bonita Vila de São Mateus, situa-se o Ilhéu da Praia, zona de nidificação de importantes espécies de avifauna, classificado como Reserva Natural.


Visitar

Onde Dormir

Onde Comer

Outras Sugestões

Comentários

Reservas com as melhores tarifas
Tags Relacionadas
açoresilhagraciosavilapraiaportomaritimo