São Mateus

Santa Cruz da Graciosa

Informação

Também conhecida como Praia, a simpática vila de São Mateus localiza-se na costa este da fantástica Ilha Graciosa, no Arquipélago dos Açores, desde os primeiros tempos de povoamento afirmando-se como uma das principais localidades da Ilha, a par da capital, Santa Cruz da Graciosa.

São Mateus mantém a sua faceta tradicional, rural e piscatória de outros tempos, conservando muitos edifícios e elementos de idos tempos de opulência, dada a fertilidade dos solos e o importante Porto Marítimo que em muito facilitou o trânsito de bens, a fixação de população e a geração de riqueza.
Grande produtora vinícola, em São Mateus se cultivou e produziu muito do vinho Açoriano, que encontrou nestes solos vulcânicos e no húmido clima, as necessárias condições para vingar e florescer.

São Mateus apresenta um bonito centro histórico, encontrando-se pontos de interesse por todo o território da freguesia, dos quais se destacam a bela Igreja Matriz do século XV mas muito alterada no século XIX, e também a Igreja da Misericórdia do século XVI, as Ermidas de Nossa Senhora da Guia (século XVII), de Santo António (século XVII) ou a de Nossa Senhora dos Remédios, também do século XVII, os bonitos Impérios do Espírito Santo da Praia, da Senhora da Guia e da Fonte do Mato, bem como os diversos legados rurais, com destaque para os Moinhos, que são hoje também imagem da própria região, muitos deles restaurados.

Frente à bonita Vila de São Mateus, situa-se o Ilhéu da Praia, zona de nidificação de importantes espécies de avifauna, classificado como Reserva Natural.

Ver Mais

Mapa

Avaliação

6.0

Já esteve aqui?

Avalie de 1 (Muito Mau) a 10 (Excelente)!

Experiências para a sua viagem

Temos várias experiências para uma visita única

ver mais

Cidade Online

Escolha o Idioma