7.8

São Pedro de Moel é uma localidade situada entre a Costa e uma grande zona de Pinhal, com origens bem antigas, constituindo uma das mais pitorescas praias da região Centro costeira do País.

Desde sempre influenciada pelo Mar e pelo Pinhal, a região de São Pedro de Moel terá sido ocupada por Fenícios e Mouros, entre outros povos e civilizações, tendo adquirido uma maior importância no reinado de D. Fernando, quando o seu Porto substituiu o de Paredes, já envelhecido.
No século XV São Pedro de Moel começa a ser local de eleição para veraneio das classes mais abastadas, e já no século XVIII desenvolve-se com a força industrial.

A norte da localidade fica o famoso Penedo da Saudade, uma alta falésia onde está situado o Farol de São Pedro construído em 1912. Diz-se que “Penedo da Saudade” vem da Duquesa de Caminha que chorava diariamente a morte de seu esposo neste rochedo, e ainda hoje há quem afirme que, ao ouvir nesse rochedo os murmúrios do mar, pode distinguir também, como em eco, as lamúrias da Duquesa.

Vale a pena visitar a Casa-Museu Afonso Lopes Vieira, situada na majestosa casa que o poeta mandou construir sobranceira ao mar e decorada com motivos marítimos, tendo sido um importante centro de reunião de muitos escritores e intelectuais.

A localidade, rodeada de extensas áreas de Pinhal, oferece vários pontos de lazer e comunhão com a natureza, como os muitos Parques de Merenda que têm grande afluência aos fins de semana e nos meses de verão, constituindo uma alternativa e complemento às agradáveis praias da região.
De destaque é a famosa “Volta dos Sete“: um percurso de aproximadamente 7Km, que combina mar, pinhal e praia, com pura floresta, parques, fontes, ribeiros e riachos.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!