Serra do Caramulo

8.4

A bonita Serra do Caramulo ergue-se a cerca de 1071 metros de altitude, numa região de transição entre as antigas regiões da Beira Alta para a Beira Litoral, dona de paisagens de grande beleza natural, pitorescas aldeias serranas e diversos cursos de água cristalina, situando-se o ponto mais alto no Caramulinho a 1075 metros de altitude.

A vegetação pulula nestes terrenos de xisto e granito, onde as populações têm sabido tirar o melhor partido do que a terra tem para oferecer, mantendo o seu aspecto rural e tradicional ao longo dos séculos.
Por toda a serra se encontram pitorescas aldeias e lugarejos de grande encanto e tradição, algumas delas restauradas nos últimos anos como medida de fomento turístico e protecção patrimonial, existindo portanto interessantes locais de alojamento e variedade de animação de turismo de aventura e natureza.

A Serra do Caramulo foi durante muitos anos conhecida como um local cura, dado a pureza do seu ambiente, e a “frescura dos ares”, tendo-se situando na vila do Caramulo vários sanatórios para doentes de tuberculose, oferecendo à vila e à serra o apelido de “pura”.

Pela Serra existem muitos passeios pedestres devidamente assinalados, que permitem conhecer por dentro os encantos das paisagens, da fauna e da flora desta verdadeira beleza natural. Igualmente, na interessante Reserva Botânica de Cambarinho, acede-se a um lindíssimo mundo natural onde se encontra a maior concentração de loendros da Europa, numa área 24 hectares, plenos de beleza sobretudo nos meses de Maio e Junho, quando florescem e enchem a serra de cor.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!