6.2

Tabuaço é uma agradável vila, sede de concelho, banhada pelo bonito rio Távora, numa região predominantemente rural, dona de belas e idílicas paisagens, onde o rio Douro ainda influencia.

Tabuaço denota ocupação humana desde tempos pré-históricos, encontrando-se pela região diversos vestígios de castros e outras heranças arqueológicas, como os achados arqueológicos do lugar de S. Vicente, as inscrições rupestres do Calvário, algumas reminiscências da época suevo-visigótica, entre outros.

Fazendo da agricultura o seu ponto forte, Tabuaço continua a ser uma região muito influenciada pela vinicultura, onde as tradições se têm mantido praticamente incólumes. Símbolo desse poderio económico, são as várias casas senhoriais e brasonadas que ainda se encontram pela região.

Tabuaço orgulha-se do seu Património, albergando monumentos como a Igreja Matriz de origem Românica, datada do século XIV, o Cruzeiro, herança do antigo Pelourinho, as Capelas de Santa Bárbara e de São Vicente, o edifício dos Paços do Concelho e Tribunal do século XIX, a antiga Cadeia, os Passos da antiga Via Sacra no Calvário, entre tantos outros locais de interesse.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!