8.5

Valpaços é uma bonita cidade, sede de concelho, localizada no Norte do País, na histórica região de Trás-os-Montes, inserida na zona ecológica do Alto Tâmega, no coração da Terra Quente, embelezada pela Serra da Padrela e pelos próximos vales férteis dos rios Torto e Rabaçal.

A região onde se insere o concelho de Valpaços foi muito povoada desde a pré-história, como demonstram os muitos vestígios megalíticos por aqui encontrados, existindo igualmente alguns vestígios romanos, como a imponente Ponte de Valtelhas sobre o rio Rabaçal.

Os primeiros documentos oficiais citando Valpaços datam do século XII, de facto a freguesia terá começado por ser habitada por nobres e famílias senhoriais, atraídas por um conjunto de privilégios tendentes a povoar uma região tão próxima de Espanha.

Os solares e casas senhoriais são uma das graciosidades de Valpaços, que possui belos exemplares arquitectónicos que denotam a importância deste concelho noutros tempos, como o o Solar dos Pinto Leite, ou casa do Arco, o Solar dos Calainhos, em estilo barroco, perto de Fornos do Pinhal, o Solar dos Morgados (o mais antigo), em Vilartão, ou o Solar dos Vieiras, em Vassal.

Em Valpaços vale a pena apreciar a Igreja Matriz, a bonita ponte e o conjunto de alminhas que se encontram nos mais variados locais e demonstram o fervor religiosa da região, bem como as Capelas de Santo Amaro, S. Gonçalo e de Nossa Senhora dos Aflitos, e, bem perto, o bonito Santuário de Nossa Senhora da Saúde com uma paisagem deslumbrante.

A não perder são, igualmente, as Praias Fluviais, nomeadamente as de Valtelhas, Rabaçal e Sanfins, que reúnem boas condições para diversos tipos de actividades lúdicas, desportivas ou momentos de puro lazer, envolvidas por paisagens idílicas.

Região marcadamente agrícola, Valpaços situa-se numa zona de terrenos férteis, sendo famoso pela sua gastronomia e produtos de qualidade, como os enchidos, frutas como as cerejas, o vinho e célebre folar.
A Feira do Folar, a Feira da Castanha e a Feira do Fumeiro são as três principais feiras de Valpaços.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!