Já esteve aqui?

Avalie de 1 (Muito Mau) a 10 (Excelente)!

Valverde

Valverde(Valverde)

Descrição

Valverde é uma pequena e típica povoação pertencente à também bonita freguesia de Nossa Senhora da Tourega, no encantador concelho de Évora, em pleno coração da vasta região Alentejana, no sopé da Serra de Monfurado.

Toda a região apresenta importantes vestígios de ocupação humana desde remotos períodos, como se pode observar na magnífica Anta Grande do Zambujeiro de Valverde, a Anta maior que se tem conhecimento em toda a Península Ibérica, ou no Castro do Castelo do Geraldo.
Aqui viveu Geraldo Sem Pavor, um nobre nascido no Norte do País que partiu cedo para o Sul, nas lutas contra os Mouros, onde liderou um bando de salteadores. O seu grande feito deu-se por alturas da tomada de Évora aos Mouros pelo primeiro Rei Português, D. Afonso Henriques, em 1105, utilizando como base o “Castelo do Geraldo”.

Esta pacata povoação rural é caracterizada pelas suas ruas tradicionais Alentejanas de alvo casario animado com faixas coloridas que rodeiam janelas e portas.
O seu maior orgulho patrimonial é o Convento de Bom Jesus de Valverde, também conhecido por Mitra de Valverde ou Colégio do Bom Jesus, constituído por uma Quinta com Paço Episcopal, construído em 1517, e uma bonita Capela renascentista. Após a extinção das Ordens Religiosas em meados do século XIX aqui foi instalado um Posto Agrário e a Escola Prática de Agricultura, funcionando hoje um Polo da Mitra da Universidade de Évora.

entire


Visitar

Onde Dormir

Onde Comer

Outras Sugestões

Comentários

Reservas com as melhores tarifas
Tags Relacionadas
aldeianossasenhoratouregaalentejoserramonfurado