10.0

Vaqueiros é a mais extensa freguesia do concelho de Alcoutim, situada em plena Serra do Caldeirão, num lugar de grande beleza natural, entre as agradáveis ribeiras de Foupana e Odeleito, mostrando um “outro” Algarve já distanciado das praias douradas de águas cristalinas, mas cheio de encanto e com muito para ver e conhecer.

A aldeia situa-se num gracioso vale, caracterizada pelo seu alvo casario serrano que se espalha, mostrando os seus séculos de história. De facto, aqui habitaram Romanos, como se pode observar na exploração mineira da Mina da Cova dos Mouros, e Mouros que em muito influenciaram a região.
Esta foi uma importante região mineira, com registo de quatro minas de cobre: Alcaria Queimada, Pedras de Galinhas, Serras de Fora Merenda e Cova dos Mouros.

Vaqueiros apresenta uma orgulhosa igreja Paroquial do século XVII e a próxima Capela de São Bento, em Alcaria Queimada, local de antigas Romarias. Interessante é o seu núcleo museológico, dedicado à ruralidade da região, retratando uma casa típica e toda a actividade agrícola que aqui se mantém ao longo dos séculos.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!