9.8

A mais antiga das vilas do Arquipélago dos Açores, Vila do Porto, situa-se na bonita Ilha de Santa Maria, constituindo igualmente a capital da Ilha e sede de um pequeno município. De facto, Vila do Porto recebe o seu primeiro foral cerca de 1470.

Este é um local tranquilo e histórico, rode ado por panoramas de grande beleza, onde sobressaem os campos agrícolas, os núcleos habitacionais e o vasto Oceano Atlântico, tendo a particularidade de constituir mesmo o único municipal da Ilha.

Vila do Porto tem sabido manter o seu património histórico, tradicional e arquitectónico, dona de um centro histórico de grande beleza e valor, de ruas medievais e monumentos de grande valor.
Em Vila do Porto destacam-se monumentos como o Forte de São Brás, as Igrejas da Misericórdia, de Nossa Senhora da Vitória, de Nossa Senhora do Ar, de Santo Antão, de Nossa Senhora da Assunção, de Santo António ou de Santa Maria Madalena, a Capela do Senhor dos Passos, ou bonitas Ermidas como a de Nossa Senhora da Boa Viagem, da Conceição, de Nossa Senhora dos Anjos ou de Nossa Senhora da Boa Nova, ou mesmo o Convento de São Francisco de princípios do século XVII.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!