Vimeiro
Informação
Esta é uma região de grande beleza natural, ainda rural, ainda que com um grande desenvolvimento turístico muito devido às suas ricas águas minerais, termas, golfe e piscinas.
A freguesia tem cerca de 375 anos, embora os mais antigos documentos históricos que aludem ao Vimeiro reportem a uma carta de foral, datada do séc. XII.
Diz-se que no Vimeiro morou a Rainha Santa Isabel que descobriu o valor das águas das Termas da Maceira, ao lhe terem curado um mal de pele que tardava a sarar. As Termas da Maceira estão situadas frente ao mar, numa zona verdejante de grande beleza, indicadas para tratamento de problemas das vias respiratórias, do aparelho digestivo e do aparelho circulatório, doenças de pele e patologias dermatológicas.
A freguesia orgulha-se do seu património social, natural, paisagístico e arquitectónico, de onde se destaca a bonita Igreja Matriz e o Monumento da Batalha do Vimeiro, erigido em 1908 na zona onde se deu a Batalha, sobranceiro à povoação de onde se tem um panorama de excelência.
De facto, o Vimeiro ficou na história devido à Batalha que aqui se travou, entre as tropas portuguesas aliadas às inglesas, contra as numerosas tropas napoleónicas.
A Batalha do Vimeiro
A Batalha do Vimeiro travou-se a 21 de Agosto de 1808, no território do Vimeiro, entre a as tropas da aliança luso-britãnica de Arthur Wellesley e Bernardino Freire e as tropas Francesas comandadas por Junot.
Após a derrota Francesa na Batalha da Roliça dois dias antes, as tropas luso-britânicas seguiram rumo a Lisboa, sendo confrontadas pela tropas de Junot, junto ao Vimeiro, saindo de novo vitoriosas.
Esta Batalha abriu caminho para as negociações que culminaram na Convenção de Sintra#, que permitiu às tropas Francesas a retirada da Península Ibérica com toda a sua bagagem e pilhagem em navios Ingleses.
Ver Mais
Mapa
Avaliação
Já esteve aqui?
Avalie de 1 (Muito Mau) a 10 (Excelente)!Experiências para a sua viagem
Temos várias experiências para uma visita única